quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Intercâmbio aos 50 anos.

Quer aprender uma língua mas acha que intercâmbio é só pra jovens? Pois existem cursos de intercâmbio para quem já passou dos 50 anos. E ainda combinam passeios, aulas de história e culinária.

Se você sempre quis fazer um intercâmbio, mas acha que não tem mais idade, está muito enganado. Pessoas com mais de 50 anos estão fazendo as malas para aprender ou melhorar o idioma em outros países. E, de quebra, ainda conhecem outra cultura e fazem novas amizades.

Estrategicamente localizadas em cidades bem charmosas, as escolas oferecem cursos para diferentes níveis de aprendizado, do básico ao avançado. E combinam passeios guiados para descobrir a cultura de cada lugar além de aulas de história e culinária.
A médica ginecologista Ana Lúcia Sampaio Fernandes, de 67 anos, há muito tempo sonhava em fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês. “Eu tinha receio em fazer aulas com adolescentes, que têm idade para serem meus netos. E que muitas vezes não encaram um curso com tanta seriedade”.
Ao saber de programas voltados para a “melhor idade” na escola de intercâmbio da BEX, Ana Lúcia não teve dúvidas e embarcou sozinha para Bournemouth, na Inglaterra. “Eu me sentia mais à vontade com pessoas da minha idade. Nós tínhamos os mesmos interesses e as aulas abordavam temas que fazem parte do nosso universo”.
Falar português? Nem pensar. Na classe de 12 alunos, Ana Lúcia era a única brasileira. Havia alemães, suíços, japoneses, espanhóis, poloneses... O jeito foi destravar a língua para se comunicar.
Além disso, os cursos são mais culturais. À tarde, o professor acompanhava os alunos em passeios pelas cidades vizinhas, verdadeiras aulas práticas onde explicava a história dos locais e monumentos. “Eu já havia viajado para Londres três vezes. Mas o interior da Inglaterra é lindo e sem toda aquela agitação. Conhecemos Stratford-upon-Avon onde Shakespeare nasceu e os lindos castelos de Christchurch. Foi muito divertido”.
Na bagagem, Ana trouxe ótimas lembranças e boas amizades que mantêm até hoje em trocas de e-mails. E também um sotaquezinho britânico.

Fonte: http://saudevida2010.blogspot.com/2011/02/intercambio-aos-50-anos.html

Nenhum comentário: