quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Experiência internacional pode ser diferencial na hora da contratação.


O ano de 2011 chegou e com ele as promessas de começo de ano. Muitas pessoas sempre planejam melhorar sua posição no mercado de trabalho e o intercâmbio cultural tem sido uma ferramenta que tem contribuído muito para a ascensão profissional. Atualmente, o domínio de uma segunda ou terceira língua é diferencial na hora da contratação e não basta só ter fluência no idioma, a vivência em países estrangeiros tem chamado muita atenção na hora da contratação.
De acordo com Flávio Crusoé, diretor da BEX Intercâmbio, "a demanda de empresas por profissionais com experiência internacional e fluência em um ou mais idiomas tem aumentado e junto com ela o número de pessoas procurando por cursos no exterior para enriquecer o currículo. Temos notado um aumento de pessoas procurando cursos com durações maiores, ou seja, mais de um mês, pois a vivência em países de língua estrangeira tem sido diferencial na hora da seleção", afirma.
Para ele, uma experiência internacional vai muito além do que aprender ou aprimorar um idioma. "Ela tem um grande peso no currículo, pois mostra que o profissional já teve experiências como morar sozinho, ter de se comunicar em situações inusitadas, teve vivência com nativos do idioma, entre outra série de benefícios, que somente estando no país estrangeiro o estudante pode ter vivido", comenta.

Balanço

A BEX Intercâmbio registrou um crescimento de 25% no ano passado comparado com 2009. Só em 2010, a agência de intercâmbio levou mais de 1200 estudantes para o exterior. Desta alta, cerca de 65% dos intercâmbistas realizaram o intercâmbio devido ao interesse de encontrar um emprego melhor ou alcançar uma melhor oportunidade na empresa em que trabalha.

Destinos mais procurados

Segundo Crusoé, os destinos mais procurados para cursos no exterior continuam sendo os países de língua inglesa. "Os EUA continuam como um dos países na preferência dos brasileiros que querem estudar inglês no exterior, mas o Canadá é o destino com maior crescimento nos últimos três anos. Muitos alunos chegam aqui coma ideia fixa de estudar nos EUA, mas quando avaliam os custos, benefícios e opções das instituições canadenses, acabam mudando de destino", afirma.
Outro destino que caiu no gosto dos brasileiros, mas agora para os que querem estudar espanhol, é o nosso vizinho, Argentina. O destino se destaca pela proximidade, o que torna o destino mais barato do que outros países da Europa e até mesmo América Latina, e também pelas ótimas instituições que o país comporta.

Para saber mais sobre a BEX, consulte o site: http://www.bexintercambio.com.br.

Fonte: http://horahnews.com.br/vidaativa.htm

Nenhum comentário: