quinta-feira, 8 de março de 2012

Cresce o número de executivas a procura de intercâmbio



Por Flávio Crusoé

Hoje em dia o número de mulheres no mercado de trabalho tem aumentado consideravelmente. Se formos comparar com o perfil da mulher brasileira do século passado (não tão distante assim), ela deixou de ser dona-de-casa e cuidar apenas dos filhos, para competir de igual para igual com os homens. Temos, como exemplo, diversas executivas a frente de grandes empresas (como a nova presidente da Petrobrás), como também a primeira mulher presidente do Brasil. Para que elas se tornem de fato competitivas, elas precisam investir na carreira e na formação pessoal. E nada melhor do que fazer um intercâmbio no exterior, que enriquece o currículo e desenvolve habilidades pessoais.

Portanto, um número cada vez maior de mulheres está fazendo um curso no exterior (seja um curso de idiomas ou uma pós-graduação) e, em muitos casos, o número de mulheres supera ao dos homens.

E para ajudar no planejamento de uma viagem internacional, daremos a seguir uma série de dicas de segurança para as mulheres que viajam sozinhas, que são as mais vulneráveis quando se trata de assaltos, roubos e assédios. Viajar sozinho já é uma experiência que requer alguns cuidados, mas se você for mulher a aventura é ainda mais complexa e requer ainda mais cuidados e, portanto, suas viagens requerem precauções especiais que você terá que assumir.

Respeite a cultura do destino turístico que visita. Você deve lembrar a famosa frase "Quando em Roma, faça como os romanos". Olhe como as mulheres se vestem e agem nesse destino.

Seja cautelosa com as pessoas em volta, especialmente quando você está em lugares lotados ou ambientes intimidantes. Trate de não chamar muito a atenção. Observe os moradores do lugar e faça as mesmas coisas que eles. Não parecer um turista é um dos melhores segredos para evitar inconvenientes na sua viagem.

Fique atenta: Ao andar, mesmo em ruas lotadas certifique-se de não perder de vista qualquer pessoa que você acha que se comporta de forma anormal. E se você não se sente confortável, deixe a situação imediatamente, sem esperar até que seja tarde demais. Procure um policial, se for o caso.

No mais, curta bastante sua viagem ao exterior, experimente ao máximo os costumes, culinária e eventos sociais do local visitado. Uma viagem de intercâmbio é muito mais que uma viagem de turismo. Você traz muito mais que apenas fotos e compras mas sim uma experiência de vida.

Flávio Crusoé é diretor da Bex Intercâmbio e especialista em viagens ao exterior.

Sobre a BEX Intercâmbio

A BEX é uma organização brasileira especializada em Intercâmbio Cultural e Cursos no Exterior, conveniada com mais de 200 escolas e universidades em todo o mundo. Desde 1992 no mercado, já enviou milhares de profissionais ao exterior e está presente nas principais cidades brasileiras.

Para mais informações acesse o site www.bexintercambio.com.br

CONTATOS BEX INTERCÂMBIO

São Paulo – (11) 3044-5040 / Campinas – (19) 3254-2450 / Rio de Janeiro – (21) 2287-1436 / Brasília – (61) 3327-0835 / Salvador - (71) 2109-0888 / Aracaju – (79) 2107-4427 / Bento Gonçalves – (54) 2621-5036 / Vitória - (27) 3337-2233 / São José dos Campos - (12) 3206-8173

Nenhum comentário: