segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Intercâmbio para Terceira Idade

E a vovó descobriu o intercâmbio (o vovô também!).

Os programas de intercâmbio são muito populares junto aos jovens que desejam aprimorar o idioma estrangeiro ou simplesmente conviver de perto com a cultura do país escolhido.

No entanto, vêm crescendo nos últimos anos o interesse em programas de Intercâmbio Cultural por parte de pessoas acima de 50 anos.

Este fenômeno é motivado por dois fatores:

1) Expectativa de Vida mais alta: Segundo o IBGE, em 1980, uma pessoa que completasse 60 anos de idade teria, em média, mais 16,4 anos de vida, perfazendo 76,4 anos.
Atualmente, um indivíduo na mesma situação alcançaria, em média, os 80,6 anos. Ou seja, atualmente vive-se mais e melhor.

2) Interesse em novas atividades: Assim como em outros países, a Terceira Idade no Brasil está descobrindo interesses para atividades que no passado eram restritas a jovens.

O turismo convencional já não é unanimidade dentre pessoas mais maduras. Participar de um programa de intercâmbio pode significar não apenas o aprimoramento da língua estrangeira, mas também uma forma de aprender de perto a cultura local. Isso só é possível através da convivência com pessoas do país visitado.

Alguns programas são exclusivamente voltados para estudantes acima de 50 anos (na Inglaterra, França, Espanha e Nova Zelândia). Estes programas aliam o ensino da língua local com atividades de excursão e lazer voltadas para esta faixa etária, como visita a museus, apreciação de vinhos ou culinária local.

Além destes programas, estudantes mais velhos podem estudar normalmente em escolas regulares com alunos mais novos, realizando as mesmas atividades que os demais participantes.

Em reportagem no Jornal O Dia sobre Intercâmbio para a Terceira Idade, a Sra. Valtívia Drebes, cliente da BEX Rio de Janeiro, demonstra que a procura por programas voltado para esta faixa etária não para de crescer. Ela realizou um curso na escola VEC em Vancouver e estudou com pessoas de várias idades, o que tornou a sua experiência ainda mais rica.

Veja abaixo reportagem da TV Bandeirantes com a Sra. Valtívia e Claudio Chalom, Diretor Regional da BEX no Rio de Janeiro.



http://videos.band.com.br/v_30302_cotidiano_cresce_o_numero_de_adultos_que_fazem_intercambio.htm

Vovôs e Vovós, a hora é de fazer as malas e partirem para seu intercâmbio!

17 comentários:

O Blog do Jorge Aldrovandi disse...

heheheh muito bom... adorei, Claudio... mas ainda não estou na faixa etárea... mas.. me aguarde... já, já, chego lá...

Parabéns pela nota!

Claudio Chalom - BEX Rio disse...

Obrigado, Jorge!

Todos nós chegaremos lá!

Acredito que o interesse no intercâmbio por pessoas mais velhas irá crescer cada vez mais.

Unknown disse...

Obrigada pelas informações... gostei muito. Pretendo ir para Inglaterra ano que vem... é um sonho antigo!!!

W. AVILA disse...

Houve um tempo em que Intercambio Cultural se restringia aos estudantes de segundo grau. Isto está mudando. Europeus, de há muito, costumam tirar o chamado “período sabático” e ir passar 6 meses, um ano, viajando e/ou estudando na Austrália ou Canadá, por exemplo. Aposentados, sozinhos ou acompanhados, fazem o mesmo.
A senioridade brasileira está começando somente agora a descobrir esta modalidade de viagem. Com a melhoria nos valores e nas condições das aposentadorias, fenômeno recente, nossos aposentados, como os alemães, franceses, ingleses já o fazem, estão optando por passar uma temporada bem longe de casa. Na maioria das vezes estudando inglês, artes, etc.
Meu primeiro intercambio aconteceu em 1965. De lá para cá nunca mais parei de viajar. Seja a lazer, seja a trabalho minhas andanças foram incontáveis por dezenas de países. Agora pretendo colocar esta experiência a serviço de agencias de intercâmbio que queiram explorar esse novo filão do turismo.
Minha especialização (pós-graduação) em Turismo pelas Faculdades Senac constitui a base técnica para o projeto.
Sem vínculo empregatício eu me proponho a ajudar a agência a implantar e/ou dinamizar o seu departamento de intercâmbio para este grupo de pessoas.
Penso em um trabalho de consultoria que se estenda por um tempo determinado, podendo, se necessário for, acompanhar pessoas ao exterior.
Parceria que se faria através de contrato, com objetivos e prazo muito bem definidos para a sua execução.

Estou à disposição para o fornecimento de mais informações, inclusive um CV.

Cordialmente

W. Avila
Coach de Vida e de Carreira
www.i-coaching.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber de algum site para incrição de intercambistas da 3 idade...torca de residencias seria otimo quem puder informar manda para email reginaki@yahoo.com.br gracia

dora dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Por favor, estou prescisando de ajuda com informacoes sobre sites de intercambios para pessoas a partir dos cinquenta anos com as minimas condicoes financeiras p realizar o grande sonho em fazer o Caminho de Santiago de Compostela,meu email é dorapradoflores@hotmail.com
antecipadamente agradeço de coraçao

Acácia disse...

Oi ! Por favor, quero informações de agencias que façam esta prestação de serviço.
Obriga

Anônimo disse...

quero informacoes sobre o intercambio de vovó , por fvr se alguem sabe de algo me enviem !
resmirne@hotmail.com

Isabel disse...

Oi ! Por favor, quero informações de agencias que façam esta prestação de serviço.
Meu email é belbsbdf@gmail.com
Obrigada

pfarias disse...

Olá, tenho 57 anos, gostaria de participar de Intercâmbio para esta faixa de idade. Há alguém que possa me informar? agradeço.
pfarias1@gmail.com

Teca disse...

Tenho 60 anos e busco informações de programas de inglês nos EUA para minha faixa etária, o mais rápido possível! Gostaria de ir já no próximo mês, por um período curto. Obrigada

Anônimo disse...

,Gostaria de fazer, por um periodo de 30 dias ,intercambio
para falar inglês,que caiba no meu bolso.Tenho60anos,sou guia de turismo.

Unknown disse...

Interessante o comentário do Wenceslau.
Procurei curso de Ingles plus 50´
nos EUAS mas não achei.
Achei na NOva Zelândia mas não tenho referência se é bom ou não.
Por favor se souber de algo me diga.
Grata
ika@astrein.com.br

Anônimo disse...

Tenho 50 anos e gostaria de fazer intercâmbio nos EUA. Podem me.dar informações. ed.henri@bol.com.br. Eduardo. Grato

Anônimo disse...

Ola, bom dia, gostaria de enderecos no rj, para inscricoes para um intercambio para minha idade 76 anos. Grata,. terezaperez@hotmail.com

Ana disse...

tenho 56 anos também quero indicações de intercâmbio para terceira idade, em UK ou França. Meu email : solanalua@hotmail.com